terça-feira, 15 de setembro de 2009

Jongos, Calangos e Folias - aula de 6a. feira, 11 de setembro


Oi, pessoal, na aula de 11 de setembro, 6a. feira, debatemos o ótimo DVD Jongos, Calangos e Folias: música negra, memória e poesia, de Hebe Mattos e Martha Abreu, Niterói, LABHOI-UFF, 45 min. Além disso, fizemos alguma referência ao texto [2] PACHECO,Gustavo, (2007) “Memória por um fio: as gravações históricas de Stanley J.Stein” In: LARA e PACHECO, 2007:15-32. Em relação a este texto, o ponto mais importante é a caracterização que ele faz do jongo às pp.16-7:

"O jongo, também conhecido como caxambu ou tambu, é uma dança e um gênero poético-musical característico de comunidades negras de zonas rurais e da periferia de cidades do Sudeste do Brasil. Praticado sobretudo como diversão, mas comportando também aspectos religiosos, o jongo originou-se das danças realizadas por escravos nas plantações de café do Vale do Paraíba, nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, e também em fazendas de algumas regiões de Minas Gerais e do Espírito Santo. O jongo faz parte de um amplo grupo de danças afro-brasileiras (tais como o batuque paulista, o candombe mineiro, o tambor de crioula no Maranhão e o zambê no Rio Grande do Norte, chamados genericamente de sambas de umbigada pelo folclorista Edison Carneiro"
(...)
"Estes elementos [do jongo] sugerem laços com práticas culturais dos povos bantu da África Central e meridional, de onde veio a maioria dos escravos que trabalhavam nas fazendas do Sudeste do Brasil."

- Além disso, outras observações importantes feitas neste artigo são:
(pp. 27-28) Os jongos como parte de uma tradição coletiva das comunidades afro-descendentes no Sudeste
(pp.30-31) A relação estreita entre Jongo e Calango
- Os comentários acerca do jongo "Embaúba é coroné" e dos jongos relativos à Abolição gravados por Stein

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